Janeiro 27, 2022

Motor a diesel x motor a gasolina: vantagens e desvantagens de cada um

Quase em todo o mundo, os únicos veículos autorizados a trafegarem com motor a diesel são aqueles com capacidade de transporte superior a mil quilos.
É por isso que os caminhões, machimbombos e alguns modelos de picapes que você vê diariamente nas vias públicas são movidos a diesel, enquanto um automóvel de passeio utiliza gasolina, álcool ou etanol.

Mas por que existe essa regra? Qual é o problema do motor a diesel? Será que essa proibição é fundamentada?
Muitos proprietários de veículos possuem esse questionamento, pois sonham com a maior economia proporcionada pelo motor a diesel.

Como Funciona Motor a Diesel

Curiosamente, o motor a diesel não é chamado assim em função de utilizar o óleo diesel.
Ele ganhou esse nome por ser o combustível utilizado no motor desenvolvido pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel (1858-1913).

O primeiro protótipo do inventor, inclusive, sequer utilizou o óleo que posteriormente foi batizado com o seu nome, mas sim um óleo vegetal.
O óleo é um hidrocarboneto obtido a partir do petróleo destilado a altas temperaturas.
Basicamente, o motor a diesel funciona por combustão interna, a partir da reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar.

Apesar de ter sido criado há muito tempo, até hoje se destaca pela simplicidade – pois não precisa de velas de ignição, por exemplo – e confiabilidade.
A queima que permite ao motor exercer a sua função acontece por meio da compressão, que se dá no interior da câmara de combustão.

A compressão é a pressão exercida sobre a substância, reduzindo o seu volume.
Os motores a diesel mais comuns funcionam em quatro tempos. Primeiro, é aspirado ar para dentro do cilindro.

Então, inicia-se a compressão, a temperatura dentro do cilindro aumenta por conta da diminuição do volume.
O óleo diesel, em seguida, é pulverizado pelo ejetor em gotículas, misturando-se com o ar quente, originando a combustão.

O ciclo se encerra com a fase de escape, em que os gases de combustão são expulsos do cilindro.
Agora que você sabe como funciona o motor a diesel, veja, na próxima seção, como é o funcionamento do motor a gasolina.

Como Funciona Motor a Gasolina

Assim como o motor a diesel, os motores que tem a gasolina como combustível também cumprem, na maioria dos casos, os quatro tempos (admissão, compressão, combustão e escape). Eles foram, afinal, inspirados na invenção de Rudolph Diesel. O funcionamento é basicamente o seguinte: o pistão é forçado a fazer um movimento para baixo, fazendo a válvula abrir e entrar, no cilindro, uma mistura de ar com combustível; a válvula se fecha e a mistura é comprimida dentro do cilindro; ao atingir o grau máximo de compressão, é produzida uma
faísca, por uma vela, a partir de um sistema elétrico, e a ignição é feita; a faísca origina o processo de combustão, que produz gases que se expandem rapidamente, fazendo o pistão se deslocar. Essa força faz as engrenagens girarem e o automóvel andar.

Note que a única diferença entre esse processo e o funcionamento do motor a diesel é o passo número três.
Nos veículos que utilizam óleo diesel, como já falei, a combustão acontece apenas com a compressão.
Nos motores a gasolina, ela é fruto da compressão e da faísca proporcionada pela vela.
No tópico a seguir, explicarei melhor quais são as principais diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina.

Motor a Diesel x Motor a Gasolina: Diferenças

Consumo: sem dúvida, essa é uma
das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel.
Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina

Preço do combustível: atualmente, o preço médio do diesel é mais barato que o da gasolina.
Trata-se, porém, de um dado volátil, que poderá mudar com o tempo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço dos dois combustíveis é praticamente o mesmo.
Preço do motor: aí temos a primeira desvantagem do motor a diesel na comparação com o a gasolina. Como sua fabricação envolve maior tecnologia, ele custa mais caro

Manutenção: apesar de ter surgido antes que o motor a gasolina, o motor a diesel possui, hoje, uma tecnologia mais avançada. Por isso, sua manutenção também é mais cara

Durabilidade: outro motivo que
torna o motor a diesel mais caro é a sua robustez. O lado bom é que, por conta disso, ele seguramente irá durar muito mais.

Tratando-o com os devidos
cuidados, o veículo desse tipo
poderá ser seu companheiro por muitos anos e manterá um bom valor de revenda por algum tempo.

Alta velocidade: se você está
procurando por um veículo de alta performance a velocidades altas, o motor movido a gasolina é o ideal.

Conclusão

Com todas essas informações, qual é a sua opinião sobre os carros com motor a diesel?
Como expliquei, apenas veículos com capacidade de transporte de pelo menos mil quilos são autorizados a utilizar esse tipo de combustível. Carros de passeio, portanto, não podem ter motor a diesel.

Apesar de ser mais caro, uma grande vantagem do carro a diesel é que ele é mais económico, pois tem uma autonomia maior e o curso do combustível é menor. Além disso, é um motor que dura muito mais tempo. Se você não pretende trocar de veículo tão cedo ou quer um valor de revenda melhor, é uma boa opção.


Veja também...

Plano Anual de aquisição 2025
...
Ler Mais
Revista Negócios
...
Ler Mais
ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO
Cessão de Exploração das lojas do Posto de Abastecimento Chidenguele A Petróleos de Moçambique SA – PETROMOC – proprietária do Posto de Abastecimento Chidenguele, sito na Localidade de Chidenguele, Distrito de Manjacaze, Bairro Chicoluene, Estrada Nacional nr.1, pretende ceder, em regime d...
Ler Mais
© 2025 PETROMOC - Desenvolvido por EBS
chevron-downmenu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram