Epistemologicamente e, ilustra a sua operacionalização, no âmbito de uma estratégia qualitativa de investigação.
O Livro enuncia, mostra, exemplifica e discute os pressupostos, a lógica e os procedimentos seguidos na concepção e desenvolvimento de uma investigação qualitativa, prosseguindo uma estratégia de estudo de caso, operacionalizada segundo a SSM.
O segundo Livro, mostra um exercício de validação de um modelo conceptual, evento que corresponde a etapa 4 na semântica da SSM, que consistiu em duas sub-etapas. A primeira foi operacionalizada através da sujeição do modelo às condições das hipóteses da eficácia estrutural
– configuração e congruência.
A segunda foi operacionalizada por comparação comoutros pensamentos sistémicos, tendo sido opção agestão lean. A validação na sub-etapa 4ª serviu paraverificar se o modelo não era, fundamentalmente, deficiente quanto a consistência, inadequação, inclusão dos componentes críticos do problema estruturado e completude. Serviu, ainda, para identificar os aspectos críticos do problema estruturado e que, portanto, foram objecto de inquérito no caso - PETROMOC.
Na sub-etapa 4b, As principais contribuições para a completude do modelo foram o acréscimo dos seis atributos do lean-Cadeia de abastecimento.
Anteriormente, em 2012, a PETROMOC patrocinou o Livro “Arquitecturas Organizacionais”, do mesmo autor.