Janeiro 27, 2022

Motor a diesel x motor a gasolina: vantagens e desvantagens de cada um

Quase em todo o mundo, os únicos veículos autorizados a trafegarem com motor a diesel são aqueles com capacidade de transporte superior a mil quilos.
É por isso que os caminhões, machimbombos e alguns modelos de picapes que você vê diariamente nas vias públicas são movidos a diesel, enquanto um automóvel de passeio utiliza gasolina, álcool ou etanol.

Mas por que existe essa regra? Qual é o problema do motor a diesel? Será que essa proibição é fundamentada?
Muitos proprietários de veículos possuem esse questionamento, pois sonham com a maior economia proporcionada pelo motor a diesel.

Como Funciona Motor a Diesel

Curiosamente, o motor a diesel não é chamado assim em função de utilizar o óleo diesel.
Ele ganhou esse nome por ser o combustível utilizado no motor desenvolvido pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel (1858-1913).

O primeiro protótipo do inventor, inclusive, sequer utilizou o óleo que posteriormente foi batizado com o seu nome, mas sim um óleo vegetal.
O óleo é um hidrocarboneto obtido a partir do petróleo destilado a altas temperaturas.
Basicamente, o motor a diesel funciona por combustão interna, a partir da reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar.

Apesar de ter sido criado há muito tempo, até hoje se destaca pela simplicidade – pois não precisa de velas de ignição, por exemplo – e confiabilidade.
A queima que permite ao motor exercer a sua função acontece por meio da compressão, que se dá no interior da câmara de combustão.

A compressão é a pressão exercida sobre a substância, reduzindo o seu volume.
Os motores a diesel mais comuns funcionam em quatro tempos. Primeiro, é aspirado ar para dentro do cilindro.

Então, inicia-se a compressão, a temperatura dentro do cilindro aumenta por conta da diminuição do volume.
O óleo diesel, em seguida, é pulverizado pelo ejetor em gotículas, misturando-se com o ar quente, originando a combustão.

O ciclo se encerra com a fase de escape, em que os gases de combustão são expulsos do cilindro.
Agora que você sabe como funciona o motor a diesel, veja, na próxima seção, como é o funcionamento do motor a gasolina.

Como Funciona Motor a Gasolina

Assim como o motor a diesel, os motores que tem a gasolina como combustível também cumprem, na maioria dos casos, os quatro tempos (admissão, compressão, combustão e escape). Eles foram, afinal, inspirados na invenção de Rudolph Diesel. O funcionamento é basicamente o seguinte: o pistão é forçado a fazer um movimento para baixo, fazendo a válvula abrir e entrar, no cilindro, uma mistura de ar com combustível; a válvula se fecha e a mistura é comprimida dentro do cilindro; ao atingir o grau máximo de compressão, é produzida uma
faísca, por uma vela, a partir de um sistema elétrico, e a ignição é feita; a faísca origina o processo de combustão, que produz gases que se expandem rapidamente, fazendo o pistão se deslocar. Essa força faz as engrenagens girarem e o automóvel andar.

Note que a única diferença entre esse processo e o funcionamento do motor a diesel é o passo número três.
Nos veículos que utilizam óleo diesel, como já falei, a combustão acontece apenas com a compressão.
Nos motores a gasolina, ela é fruto da compressão e da faísca proporcionada pela vela.
No tópico a seguir, explicarei melhor quais são as principais diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina.

Motor a Diesel x Motor a Gasolina: Diferenças

Consumo: sem dúvida, essa é uma
das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel.
Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina

Preço do combustível: atualmente, o preço médio do diesel é mais barato que o da gasolina.
Trata-se, porém, de um dado volátil, que poderá mudar com o tempo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço dos dois combustíveis é praticamente o mesmo.
Preço do motor: aí temos a primeira desvantagem do motor a diesel na comparação com o a gasolina. Como sua fabricação envolve maior tecnologia, ele custa mais caro

Manutenção: apesar de ter surgido antes que o motor a gasolina, o motor a diesel possui, hoje, uma tecnologia mais avançada. Por isso, sua manutenção também é mais cara

Durabilidade: outro motivo que
torna o motor a diesel mais caro é a sua robustez. O lado bom é que, por conta disso, ele seguramente irá durar muito mais.

Tratando-o com os devidos
cuidados, o veículo desse tipo
poderá ser seu companheiro por muitos anos e manterá um bom valor de revenda por algum tempo.

Alta velocidade: se você está
procurando por um veículo de alta performance a velocidades altas, o motor movido a gasolina é o ideal.

Conclusão

Com todas essas informações, qual é a sua opinião sobre os carros com motor a diesel?
Como expliquei, apenas veículos com capacidade de transporte de pelo menos mil quilos são autorizados a utilizar esse tipo de combustível. Carros de passeio, portanto, não podem ter motor a diesel.

Apesar de ser mais caro, uma grande vantagem do carro a diesel é que ele é mais económico, pois tem uma autonomia maior e o curso do combustível é menor. Além disso, é um motor que dura muito mais tempo. Se você não pretende trocar de veículo tão cedo ou quer um valor de revenda melhor, é uma boa opção.


Veja também...

Petromoc presente na 57ª Edição da FACIM
À semelhança dos anos anteriores a Petróleos de Moçambique - Petromoc, marcou a sua presença na 57ª Edição da Feira Internacional de Maputo – FACIM, que decorreu entre os dias 29 de Agosto e 04 de Setembro do corrente ano, em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo. Pelo segu...
Ler Mais
POSTO MACIA COM NOVA IMAGEM
O Posto de Abastecimento Macia, localizada na Vila com o mesmo nome, na estrada nacional número 1, apresentou recentemente aos consumidores uma imagem moderna, atrativa para os utentes. Os elementos que compõem a identificação do posto, o totem e a entrada da loja de conveniência tem iluminaç...
Ler Mais
Somos o 3º maior contribuinte fiscal Moçambicano
Fomos distinguidos pela Autoridade Tributária de Moçambique como a 3ª maior contribuinte fiscal moçambicano, em 2020, na categoria do "Direito Aduaneiro"....
Ler Mais
© 2022 PETROMOC - Desenvolvido por EBS
chevron-downmenu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram