Negócios Nucleares

Petromoc e Sasol Distribuição de Combustíveis

Ecomoz Biodiesel

A Ecomoz – Energias Alternativas Renováveis Lda, é a materialização comercial da estratégia e acção da PETROMOC em matéria de energias alternativas, com especial enfoque nos biocombustíveis. Esta empresa, participada pela PETROMOC em 61%, possui uma fábrica de biodiesel, completamente autónoma e sustentada no próprio produto final, para a disponibilização da energia necessária ao processo de produção, nomeadamente, a eletricidade e o vapor para o calor do processo (produzidos, respectivamente por um gerador e uma caldeira, ambos movidos a biodiesel).

A unidade de produção de biodiesel surge como primeira resposta da Petromoc e seus parceiros ao desafio colocado pelo mercado e sociedades globais, em relação ao fornecimento e uso de fontes alternativas e sustentáveis de energia.

Esta unidade é de constituição modular expansível, sendo apenas limitada pela disponibilidade de matéria-prima. Para assegurar a matéria-prima, a Ecomoz está empenhada em:

• Desenvolver as próprias bases agrícolas de produção de oleaginosas;
• Alargar a base de acesso a óleos vegetais, através da promoção da produção e comercialização de várias culturas energéticas;
• Importar óleos vegetais que se encontrem disponíveis no mercado internacional;
• Expandir significativamente a presente unidade e alastrar o conceito às zonas Centro e Norte, com a futura instalação de unidades de produção junto às instalações oceânicas da PETROMOC na Beira e em Nacala;

• Estimular a produção e comercialização e fazer o imediato aproveitamento do óleo vegetal existente;
• Gerar receitas importantes para as fases seguintes da estratégia da Ecomoz;
• Sensibilizar os promotores desta e de outras iniciativas, bem como a sociedade e o mercado em geral;
• Identificar questões a serem endereçadas pelos diferentes actores, principalmente o Governo, na estruturação das bases para o surgimento, continuidade e fortalecimento da indústria dos biocombustíveis em Moçambique.

A Ecomoz tem diversas parcerias já estruturadas para o desenvolvimento de empreendimentos agro industriais de biocombustíveis em diversas regiões de Moçambique.

Inpetro Terminal Petrolífera

Petrobeira Tanques da Beira

Autogás Distribuição de Gás Natural para Veículos

Petromoc Exor (Zimbabwe)

IMOPETRO Importação de Combustíveis

A liberalização do mercado moçambicano de distribuição de combustíveis levou à criação da IMOPETRO, em 1999.

Esta é uma entidade de organização de importações de combustíveis que, participada por igual pelas distribuidoras de produtos petrolíferos, passou a:
• Consolidar as encomendas dos associados;
• Organizar concursos de fornecimento;
• Planificar as entregas parcelares dos produtos.